Veganismo
O veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade. Os veganos seguem uma alimentação baseada em vegetais, evitando todos os produtos de origem animal, como carne, leite, ovos e mel.
ESTILO DE VIDAVEGANO
Dra Camilla Meizler
1/22/20252 min ler


Veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário, em testes para as indústrias, na composição de produtos, em qualquer tipo de trabalho, no entretenimento e no comércio. Veganos opõem-se, obviamente, à caça e à pesca, ao uso de animais em rituais religiosos, usá-los como transporte, como mercadorias para o lazer e exposições, como produto comercial, em atividades físicas e como qualquer outro uso comercial.
É isso mesmo, sabe aquele pet shop na rua de casa que vende filhotes lindinhos? Para os veganos isso é um ato “criminoso”, afinal para eles os animais não devem ser usados para ganhos financeiros, seja qual for o motivo.
Veganos são, portanto, vegetarianos que excluem o uso de animais, e seus derivados, não apenas de sua dieta, mas também de outros aspectos de suas vidas. Esse modo de vida fundamenta-se ideologicamente no respeito aos direitos animais e pode ser praticado por pessoas de quaisquer credos, etnia, gênero ou preferência sexual. O veganismo não tem relação com crenças políticas, religião ou nem com preferências sexuais, nem deve ser associado a determinada cultura, trata-se, portanto, de uma prática universal.🥰
O simples uso do mel, seja para adoçar ou para uso estético, como por exemplo em ceras depilatórias, é uma prática abominável para os veganos, pois para eles o mel é fonte de alimento para a colmeia e não deveria ser explorado pelo homem. O hipismo é outra prática recriminada, afinal usar os animais como instrumento de competição, também é uma forma de exploração animal. Pode parecer um pouco “exagerado” para quem não enxerga algumas atitudes ou comportamentos como algo nocivo ou até mesmo, para quem acredita que algumas práticas são de fato um comportamento de “amor” e não de “exploração” animal, como por exemplo comprar um filhotinho ou levar seu cachorrinho para competições da raça, mas o fundamento por trás dessa prática é muito bacana.
Se você se interessou pelo assunto, deixe seu comentário 😊.
E não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.


© 2025. All rights reserved.